Muitos atletas e esportistas fazem o exame de bioimpedância. Eles costumam fazer para terem uma maior precisão sobre como está a composição do próprio corpo.
As informações que podem ser obtidas através do exame pelos atletas, são essenciais para que eles estabeleçam novas metas e objetivos para os esportes que praticam.
Conheça mais sobre esse exame a seguir.
O que é o Exame de Bioimpedância?
O Exame de Bioimpedância é realizado com o objetivo de analisar como está a composição do corpo de uma pessoa. Ele possibilita descobrir qual o percentual específico do peso corporal( o peso corporal corresponde à quantidade de massa magra, quantidade de água no corpo, e também a quantidade de gordura presente).
Esse exame só pode ser realizado por um profissional especializado
Fazendo o exame de bioimpedância com uma certa frequência, você conseguirá descobrir como está a evolução do seu corpo. Principalmente se você começou recentemente uma nova rotina de exercícios físicos, isso é muito importante, pois assim você poderá avaliar se os novos hábitos já estão fazendo surtir efeitos em seu corpo.
Como funciona o Exame de Bioimpedância?
Para fazer o Exame de Bioimpedância, uma pequena corrente elétrica será aplicada em seu corpo. Como a água é o único elemento do nosso corpo capaz de conduzir eletricidade, quando essa corrente elétrica passa pelo nosso corpo, é possível medir a impedância da água.
A partir dessa descoberta, calcula-se a quantidade de massa magra e a quantidade de gordura presente.
Com a realização do Exame de Bioimpedância também é possível descobrir as seguintes informações:
- Água corporal total;
- Análise segmentada de massa magra (membros e tronco);
- Controle de gordura;
- Controle de músculos;
- IMC (Índice de massa corpórea);
- Impedância de cada segmento;
- Massa de gordura corporal;
- Massa livre de gordura;
- Massa muscular esquelética;
- Percentual de gordura corpórea;
- Peso corpóreo;
- Taxa de metabolismo basal.
Essas informações são muito importantes pois devemos acompanhar se ao iniciar uma alimentação saudável e atividade física estamos realmente mantendo ou ganhando massa muscular e perdendo gordura.
Muitas vezes as pessoas perdem peso (visível na balança) mas quando fazem o exame de bioimpedância percebem que perderam na verdade, massa muscular e não gordura. Por isso é importante um profissional para avaliar e adequar a alimentação e a atividade física neste sentido.
Quanto mais massa muscular desenvolvemos, mais acelerado o nosso metabolismo fica. Consequentemente conseguimos otimizar a perda de gordura.
Então lembre-se, nem sempre olhar somente o peso é correto ou indicativo de saúde. É importante saber como está a sua composição corporal!